Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 29 de maio de 2011

Um condicionamento ideológico

Durante o século XIX , o burbulho de idéias , as explosões ideológicas eram o foco de um mundo ocidental em constantes mudanças. Nesse período , os intelectuais buscavam maneiras de explicar o sistema ou soluções para tais. Alguns podem ser destacados como Marx, Engels, Hegel, Durkheim, entre outros. Falaremos um pouco dos sociólogos científicos , aqui , explicitados : Engels, hoje, principalmente, e Marx.
A sociedade até então , como o é hoje , era dividida entre dominantes e dominados , burguesia e proletariado.Pensemos , pois, aquele que está no poder tem interesse de mantê-lo e aumentá-lo ou , de dividi-lo ou , de perdê-lo ? Bom, seguindo a tese de Foucault de que " não há sujeito , mas sim o lugar do sujeito " , a maioria ficaria com a primeira opção. A luta de classes , então, seria a base do capitalismo , principalmente, mas também de quase todos os sistemas até hoje ; o materialismo dialético , o motor da história. Pois bem , se a desigualdade é a base de quase todo o sistema (divisão em classes opostas ) como este se perdura? Através dos condicionamentos ideológicos.
Segundo Marx, os condicionamentos ideológicos são valores inseridos, através de discursos , no homem , cuja função é manter o status quo e impedir mudanças radicais determinando , assim , a maneira de sentir , pensar , e agir do ator social. Para cada valor há uma instituição : a fampilia , a escola , a igreja , a justiça ; de acordo com Althusier são os Aparelhos Ideológicos de Estado (AIE). Vejamos um exemplo de discurso ideológico :
" Todo homem tem direito à vida "
" Todo homem tem direito à segurança"
" Todo homem tem direito à saúde "
" Todos os homens são iguais perante a lei"
Este tipo de discurso consiste em discurso de abstração , isto é , em há generalização.
Há o discurso de lacunas , isto é , em que falta referenciais . Ex:
" Um homem de 1,80 m de altura é alto." - Depende : - em uma comunidade de pigmeus , sim
- no Brasil , é mediano
- e em um time de basquete, é baixhá ste também o discurso de inversão , em que ocorre , como o próprio nome diz , uma inversão de valores.
A partir desta explicação , não seria utópico defender um socialismo em que se extingua a divisão de classes com tantos meios " imperceptíveis " para mantê-lo ? E como o princípio do contraditório de Hegel pode gerar idéias falsas se a própia concepção de Engels entra em contradição? Por exemplo , Galileu defendia o heliocentrismo . Na sua época, foi visto como louco e condenado à prisão domiciliar. Imaginemos se procurassemos a resposta dos males da sociedade de nossa época a partir desse fato ? Chegaríamos a uma resposta verdadeira?- pois real seria simplesmente pelo fato de ser racional. Além disso , o avanço tecnológico e científico pode ou não fornecer "material " para fundamentar as análises , pois poucos participam , de fato , desse avanço e o mesmo é conveniente ao poder. Quem garante , por exemplo , que não existe uma cura do câncer? Os grandes laborátórios aceitarim o remédio , já que lucram tanto com os já existentes ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário