Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 14 de março de 2011

A vanguarda cartesiana na busca pelas verdades da natureza

O Discurso do método evidencia a postura receptiva e maleável de René Descartes em relação às mais diversas fontes de conhecimento e às diferentes culturas com as quais o autor teve contato. O desligamento dos aprendizados anteriores e a valorização de outros povos por parte do pensador provam isso
Durante todo o discurso, nota-se um grande apreço pela racionalidade no pensamento.Fica claro que tal característica é imprescindivel ao filósofo para que o mesmo não apoie suas teses e máximas em ideias vagas e , consequentemente, fuja da verdade, que é o objetivo final de grande parte das correntes de pensamento. Essa é a aplicação do chamado método em qualquer área das ciências.
Pode-se constatar, também, que trata-se de uma obra vanguardista, a qual não necessariamente precisaria ser publicada no tempo de seu autor para que fosse compreendida e usada beneficiando a sociedade.Além disso, apesar de ressaltar certas particularidades em relação ao processo de descoberta e experimentação, Descartes considera o esforço conjunto ou ao menos incentivado muito mais eficiente do que o pensamento individual.