Total de visualizações de página (desde out/2009)

quarta-feira, 27 de abril de 2011

O passado não é só o período que antecede o presente, é também sua fonte.

O Novum Organum é uma obra que vem, influenciada pela corrente de pensamento de sua época, tentar estabelecer um método para a construção da ciência, em contraposição ao modo em que o conhecimento era organizado até então, método esse que podemos classificar como Empirismo..
O Empirismo, embasado principalmente na prática e na experiência, é um legado que persiste até os dias de hoje na ciência, e que foi a doutrina seguida por muitos dos agentes do desenvolvimento científico do renascimento em diante.
Submetendo os conhecimentos anteriores à esse método, Bacon concluiu que muitos deles fugiam da esfera do real ou até mesmo eram falsos. Essa quebra de axiomas antigos, a valorização das ciências naturais e as críticas à efetividade do raciocínio humano quando funcionava ingenuamente foram cruciais para o pico de desenvolvimento científico que seguiu o momento histórico em que vivia.
Mas, apesar de em seu contexto histórico essa filosofia ter sido de suma importância, há também de se levantar questionamentos quanto a ela. Não há também possibilidade de erro no raciocínio humano no processo de experimentação? Não seria o trabalho com casos particulares um cabresto que impede de se enxergar o todo? Tal discussão persiste até os dias de hoje, o que prova a força da teoria desenvolvida na obra, e de sua importância na discussão sobre o conhecimento humano.