Total de visualizações de página (desde out/2009)

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Ação social movida por valores

Marx Weber, em seu texto “A objetividade do conhecimento na ciência social e na ciência política”, diz que o racional surge do irracional no sentido histórico e que a compreensão do sentido da ação social é determinada por um sentido e movida por valores. Logo, devemos analisar o indivíduo a partir de que “valores orientam os atores”. Não devemos analisar para julgar, e sim analisar para compreender.

Weber critica a idéia determinista da ciência, dizendo que uma ciência empírica não pode criar normas e receitas a serem seguidas. Além disso, também critica o dogmatismo e o materialismo histórico.
Para Weber, a ação social é uma escolha de valores e o juízo de valor é ponto de partida na ação. Dessa forma, ele classifica a ação social em quatro tipos possíveis: a ação racional com relação a um objetivo, a ação racional com relação a um valor, a ação efetiva ou emocional e a ação tradicional.

Quanto a metodologia científica, Weber diz que ela deve ter um caráter universal, na medida que qualquer pessoa independente de seus princípios reconheçam a validade conceitual do que foi analisado.

Empreendedorismo burguês e o avanço do capitalismo

O Manifesto do Partido Comunista, escrito por Karl Marx e Friedrich Engels não é uma obra científica, mas sim um panfleto político, no qual eles mostram sua visão da história e do capitalismo.
No manifesto, eles discorrem sobre a idéia da luta de classes, da superação do capitalismo pela luta da classe trabalhadora e de suas contradições. Há uma visão dialética da história caracterizada pela oposição entre opressores e oprimidos.
Segundo Marx e Engels, a ascensão e o desenvolvimento do capitalismo mostram como a burguesia foi capaz de dar provas do que a capacidade humana pode empreender, pois o capitalismo rompe a todo momento seus limites, criando novas maneiras de produzir; há um revolucionar constante dentro do capitalismo, ele promove a mercantilização de todas as coisas possíveis.
Marx dizia que o capitalismo é inviável em um só país, pois ele precisa do rompimento das fronteiras, não consegue se manter muito tempo preso as fronteiras nacionais, há uma interdependência mundial. Nesse sentido, é facilmente perceptível que as idéias e previsões de Marx são atuais até hoje. A economia está tão ligada que qualquer abalo na economia de um local interfere no mundo todo, e isso ainda acontece atualmente, talvez até com maior intensidade, visto por exemplo a influencia que a crise econômica da Grécia está gerando em todo o mundo.
Eles também diziam que as próprias contradições internas do capitalismo atuam na sua destruição, que a necessidade das trocas como valor regulador do capitalismo deve ser eliminado e que quanto mais o capitalismo avança, maior o desequilíbrio ajudado pelas regras jurídicas.


http://www.youtube.com/watch?v=EaVbYyky-Bw