Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Pensamento positivista






De acordo com Augusto Comte, o Positivismo seria o estado mais avançado do pensamento humano e a razão seria uma máxima a qual deveria ser colocada em primeiro plano.


Segundo esta linha de pensamento também, a realidade seria encarada através de duas vias: a primeira que falaria a respeito da harmonia necessária para a existência de uma vida em sociedade e a segunda a qual dissertaria sobre a dinâmica e o desenvolvimento social. Sendo importante ressaltar que essas duas vias de interpretação da física social fazem referencia ao famoso lema positivista "Ordem e Progresso", presente até na bandeira do Brasil.


Saindo agora do universo das ideias e caminhando para um rumo mais prático, quais seriam as críticas à obra no que se refere às conseqüências da aplicação da mentalidade positivista? 

A linha de pensamento de Augusto Comte prega a concretização de seu lema "Ordem e Progresso", no entanto a falta de controle e responsabilidade deste último é pauta de várias discussões, afinal, os desmatamentos, as queimadas e o consumismo excessivo são verdades de uma sociedade a qual busca sem sombra de dúvidas o desenvolvimento, o progresso.








Um comentário:

  1. O controle e responsabilidade que diz faltar ao progresso é justamente a "Ordem" que deveria regular(controlar) e fiscalizar(responsabilidade)sempre impulsionando o progresso para o bem da humanidade,pois Auguste Comte dizia que "o progresso vem da ordem",e que o Altruísmo deve sempre prevalecer sobre os impulsos egoístas,a fim de se construir uma sociedade justa e fraternal.

    ResponderExcluir