Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 29 de abril de 2012

Normolândia, Progessolândia, Egolândia: positivismo?

          Totalistarismo, Tirania, Autocracia: inerâncias positivistas? Não, senhor! Mas sim consequências negativistas da essência vituperadora humana! Ora, irrefutável é a ganância humana, putrificadora da essência não ignóbil. De fato, postergar o Progresso e delegar a Ordem a cidadãos ineptos e letárgios, aderentes ao ócio e alienados pela boêmia - pode ser Bohemia também -, é equívoco imensurável... Assim, o Tropicalismo e a Bossa Nova, emblemas do "estupendo" e lulista País Tropical - este (des)regrado por nepotismo - vêm apaziguar, com melodias suaves e singelas, a euforia personificada por Rita Bahiana, a "cadela no cil" do "Cortiço" de Aluízio Azevedo. Analogamente, Brás Cubas, alegoria brasileira, tolo, insuflado de ideias inócuas, encarna o Nada-Faz, o Tudo-Topa. Afinal, Brasil é positivista ou negativista?
              A Alemanha nazista se autodenominava, perante a nação, a sublime Progressolândia , mas era, de fato, uma Normolândia com o inutito de nutrir a Egolândia localizada na maléfica mente de Hitler. Irrefutável é a constatação de que Comte, ao proclamar sua teoria, louvava a ordem, porém sua ideia não vislumbrava as opressões facista, comunista e árabe... Para o pensador, seria necessário DIGNIDADE, ou seja, repúdio ao vil anacronismo que permeava - e continua a permear - as Constituições de ditadores lunáticos, narcisistas. "Os Miseráveis", de Victor Hugo, por exemplo, retrata a vulgaridade de uma nação gananciosa, desordenada, sem a presentaça de um Estado eficaz à moda positivista.
             O assaz vivaz não renega simbiose social e Ordem, nem posterga o Progresso. Ele goza da harmonia e age em prol do civismo, sem militarização, genocídio, opressão e "expurgo" de etnias divergentes. Um gesto de amor, por menor que seja, derruba uma montanha de ódio. Assim devia ser e deveria ter sido. No entanto, o comportamento humano não é empírico; ele sofre e, concomitantemente, acarreta mutações. Vivamos pela Ordem e Progresso!...








Nenhum comentário:

Postar um comentário