Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 30 de abril de 2012

O lado positivo


Para augusto comte o conhecimento passa por três estágios: teológico, metafisico e positivo, sendo o ultimo o estagio mais desenvolvido, a marca do amadurecimento mental humano. Este defende a ideia de estudar as leis da natureza, e não sua origem ou destino.
De fato, podemos identificar uma grande valorização do estagio positivo no dia a dia da  sociedade ocidental contemporânea. Progressivamente, os assuntos teológicos vão sendo afastados assim como os metafísicos. Uma conversa do cotidiano sobre a origem da vida, e seu destino normalmente não ocorre, sendo estes assuntos pouco refletidos por uma grande massa. Já uma conversa sobre as novas tecnologias descobertas é completamente normal. O positivo dominou a mente do homem ocidental.
Por outro lado, a filosofia positiva é severamente criticada pela mesma parte que a consome, criando um paradoxo. Ignoram-se questões por julgá-las “inúteis”, frente a outras que seriam  “uteis”, uma atitude extremamente positivista. Outro fator é a concepção de uma unidade do conhecimento, interligando as ciências humanas e naturais, conhecimento conjunto exigido em uma prova de vestibular, por exemplo.
Mesmo com toda a critica acima do positivismo, sua influencia é evidente. O mundo tem seu lado positivo.

Murilo Aires

Nenhum comentário:

Postar um comentário