Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 29 de abril de 2012

O positivismo de Comte e a sua relação histórica




         A corrente filosofica conhecida como positivismo teve sua origem no século XIX na Europa e por lá teve grande expressão. No Brasil, a mesma teve seu auge entre o fim do século XIX e a primeira metade do século XX, em episódios como a Proclamação da República. O desenvolvimento tecnico-industrial assistido nesse periodo da história mundial foi acompanhado e influenciado pelas ideias positivistas.
O positivismo tem como fundamento a ideia de que a ciência  seria o elemento fundamental frente a todos os problemas e conflitos da sociedade e do mundo. Na obra "curso de filosofia positiva" Augusto Comte, o autor, analisa a sociedade e alguns fenomenos, e quais seriam as suas mudanças com a utilização da nova "ciencia social".
Na Europa o positivismo se relacionou muito com o impressionante desenvolvimento cientifico que ocorreu após a revolução industrial, já no Brasil, o positivismo teve muita importancia na formação das ideias do contingente militar, afinal, os militares possuem grande afinidade com as ideias da filosofia positivista, já que a mesma afirma os conceitos referentes a hierarquia, a ordem, que refletem as bases que constituem a formação militar. Um claro exemplo disso, é na Proclamação da República, movimento que teve grande participação do exército, a bandeira que foi utilizada e permanece até os dias atuais possui a frase "Ordem e Progresso", claramente uma referencia a filosofia positivista.
Por fim, o positivismo foi um movimento que influenciou muito o desenvolvimento das ciências sociais como um todo, assim como também das ciências naturais, que juntas favoreceram o florescer científico-industrial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário