Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 30 de abril de 2012

A ordem realmente leva ao progresso ?


  Para Augusto Comte a ciência da sociedade deveria ser entendida como uma “Física Social”, o que requereria uma metodologia semelhante à da física. Tal Física Social tem como tarefa descrever a dinâmica da sociedade e escrever enunciados que expliquem o seu funcionamento, o que não tem sentido emancipador, mas sim a finalidade de conhecer e diagnosticar as patologias sociais existentes.
  
  Comte compreendia e comparava a sociedade a um organismo vivo e o pensamento positivo deveria captar aquilo que a faz mal, buscando uma cura à sua patologia. Ainda dentro deste pensamento, Augusto entendia que para a sincronia do corpo social era necessário que cada um se mantivesse em seu lugar social específico cumprindo essa função, o que não deveria ser modificado. Uma sociedade em ordem é uma sociedade onde todos cumprem sua parte social e somente a ordem gerada por tais “regras positivistas” é o que possibilita o progresso.

  Tal pensamento, tão extremo quanto à função social do indivíduo pode abrir brechas para uma maior estagnação da sociedade. Pois, seguindo este raciocínio onde uma pessoa deve manter-se naquela função independente de sua vontade – pensando sempre no bem da sociedade acima do seu – pode, na realidade em que vivemos e não na sociedade idealizada por Comte, gerar um pretexto para aumentar a já existente divisão entre classes. Pois é inegável que é o trabalho (pelo menos na sociedade capitalista atual) que gera a condição social do homem. Sendo assim o indivíduo que se submete a “função social” mais mal remunerada nunca poderá visar condições de vida mais favoráveis, pois não deve deixar de cumprir seu papel para o bem maior da sociedade.

  Alguns aspectos da teoria positivista de Augusto Comte são perfeitos para a aplicação em uma sociedade teórica, quando tratamos da sociedade real, entretanto, a imposição da ordem pode ser apenas mais um obstáculo ao progresso. 

O vídeo abaixo mostra que, por mais essencial que uma função social seja, ela ainda pode ser vista com preconceito. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário