Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 29 de abril de 2012

Ordem sangrenta


Ordem. Objetivo fundamental dos positivistas. Auguste Comte foi quem iniciou o movimento positivista, no qual o bem maior, o bem do Estado, é mais importante que o bem individual.
Com isso, conseguiu conquistar os quartéis, que têm como carro-chefe o Estado forte. Contudo, para manter tal ordem, muito foi sacrificado. Tal qual a banda irlandesa “U2” descreve em “Sunday Bloody Sunday”, “and the battle's just begun, there's many lost, but tell me who as won? The trenches dug within our hearts, and mothers, children, brothers, sisters torn apart” (E a batalha apenas começou. Há muitos que perderam, mas me diga: quem ganhou? As trincheiras cavadas em nossos corações, e mães, filhos, irmãos, irmãs dilacerados).
Essa música representa o “Domingo Sangrento” irlandês, no qual morreram 14 pessoas, com 26 feridos. Esta manifestação ocorreu para reivindicar direitos civis e em protesto contra o governo norte irlandês. No entanto, foi combatida com armas para manter a “ordem” que o governo desejava. Mesmo não sendo um país que tem o positivismo como bandeira, este, ainda que não intencionalmente, foi invocado pelos governantes.
Temos que refletir sobre casos como o citado, e como tantos outros não mencionados neste excerto. O bem do Estado é fundamental, mas devemos abrir mão de nós mesmos para favorecer alguns poucos que detém o poder sobre esse Estado ? O ideal não seria um equilíbrio, no qual cidadão e Estado são um, e o que é bom para um, é bom para outro ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário