Total de visualizações de página (desde out/2009)

quarta-feira, 18 de abril de 2012

O filme "Ponto de Mutação" baseado no livro de Fritjof Capra, no revela através de seu enredo a discussão de um novo paradigma que surgiu e se desenvolveu no século XX, diferentemente do pensamento cartesiano que é reducionista, ou seja, estuda as partes da natureza para se chegar a um desenvolvimento científico, este novo paradigma estuda o mundo a partir de sistemas, ou seja, o todo para poder conhecer o seu funcionamento.
No filme há uma conversa entre três pessoas: um político, um poeta e uma física, esta leva essa nova forma de análise para os demais. Em uma conversa que se inicia em um relógio e a observação de suas engrenagens, a física faz uma analogia com a forma cartesiana de ver o mundo, e demonstra através de exemplos, como esta visão, apesar de útil um dia, agora se encontrava ultrapassada.
Ela também diz que na política também é utilizada a forma cartesiana para analisar os problemas e tentar resolve-los, em correção ela diz que se faz necessário uma observação dos problemas interligando-os, em sistemas, e que para resolve-los seria necessário trazer as pessoas uma nova maneira de ver o mundo.
Atualmente estamos passando por sérios problemas no mundo todo, e mais do que nunca estamos percebendo o quanto estes estão conectados uns aos outros, o quanto uma crise na Europa está repercutindo em outros países, em continentes "distantes". Se queremos mudanças, devemos, então, mudar nossa maneira de ver o mundo, ver o todo para obter sua compeensão e assim poder solucionar nossos problemas que separados em engrenagens parecem ser impossíveis.

Guilherme Amaro Paim

Mudança de Buracos

No início da Idade Moderna ainda existiam muitos resquícios do feudalismo, principalmente relacionados às ideologias da Igreja Católica, que dominou a Europa literalmente (grande proprietária de terras) durante um vasto período de tempo. Neste contexto surge René Descartes, com novos pensamentos e pesquisas, revolucionando o modo de ver do ser humano.
Este filósofo inovara através do estudo baseado na razão, meio tão utilizado e vangloriado pelos cientistas da atualidade. O fim das crenças e do sobrenatural para uma grande massa da população mundial deve-se a isso, que abordou a verdade na sua essência, por meio da famosa frase "penso, logo existo" é possível realizar uma síntese dos princípios de Descartes, sendo oposto aos costumes e sentidos,fixando-se a razão.
O ponto que determinou o máximo deste método pode ser vivenciado nos dias atuais, entretanto o cientificismo que está decorrendo por meio destes princípios nunca obtém seu fim, a cada dia ocorrem estudos mais complexos, como por exemplo, em relação as galáxias que estão a milhões de quilômetros da Terra, e ao mesmo tempo, deixa um ser humano passando fome na sarjeta.
A razão trouxe inúmeros benefícios, retirando o homem do buraco ideológico que se encontrava na Idade Média, porém se não utilizada sabiamente e dosadamente, colocará o ser novamente em outra vala, a que ele está aprisionado a seu instrumento de estudo e longe das relações humanas.



João Pedro Leite - Texto referente a René Descartes