Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 4 de novembro de 2012

O Retorno das Possibilidades


Weber analisa uma transformação vivida pelo direito, a qual podemos perceber mais claramente hoje, que é a aquisição de direitos específicos para uma classe de interessados que exigem, que se unem para demandar; aquisições essas que se materializam em direitos materiais como cotas, adoção por casais homoafetivos, atendimentos, assentos, vagas preferenciais para idosos, gestantes, deficientes, entre outras especificidades.
                Essas e outras garantias são fruto de muita luta desses agrupamentos, desses interessados específicos, em grande parte com o intuito de se inserirem de maneira igualitária ao contexto em que se encontram. De serem iguais, de terem direitos iguais.
                O filme francês “Intouchables” trata, em um de seus aspectos, dessa busca humana pelo tratamento igualitário, ainda que não se trate da aquisição de direitos propriamente dita, mas do olhar sem dó, sem piedade; do olhar que veja além da cadeira de rodas, além da cor, além da opção sexual.
Philippe é um tetraplégico que necessita  de cuidados 24h por dia, 7 dias por semana, e está buscando um novo “cuidador”. Entretanto, ao entrevistar as opções que se lhe apresentam, vai ficando cada vez mais desanimado, pois nenhum deles o vê além da sua condição, da sua situação. Por isso, quando ele se depara com Driss, um ex-presidiário, que o enxerga além, até com um certo descuido, sem se preocupar tanto com suas impossibilidades e limitações, talvez até por compartilhá-las de certa forma, encontra alguém capaz de ajudá-lo.
Dentre os muitos tabus quebrados pela relação entre os dois, um muito interessante se encontra na sexualidade de Philippe; afinal, pessoas tetraplégicas ainda têm funções plenas? Para ser sincera, não sei se todos os casos são da mesma forma, mas nesse caso específico ele ainda tinha plenas capacidades sexuais, mas por elas não funcionarem mais da mesma forma, pois os estímulos deveriam vir de regiões do pescoço para cima, e mesmo pela “doentização” do portador de necessidades especiais, Philippe não retomara suas atividades nessa área, não até encontrar Driss.
Este o faz superar seu próprio sentimento de incapacidade num episódio específico, em que o incentiva a sair de uma “relação espistolar” com uma moça que o interessava, ligando pra ela e fazendo-o mandar uma foto sua, que lhe revela-se. No entanto, Philippe não tem coragem de mandar uma foto que revele sua condição, fugindo de um possível encontro, de uma possível relação, ao que Driss, descobrindo, discorda e revela a verdade à moça, mesmo sem o consentimento do patrão.
Driss possibilitou, assim, que Philippe tivesse a oportunidade de um relacionamento, que, na verdade, significava muito mais; demonstrava o retorno das possibilidades, que nunca se foram, mas que estavam esperando ser agarradas, assim como os direitos de todo homem. Enxergues as suas diferenças, ele pode ser visto como qualquer outro homem, tratado como qualquer outro homem.
Talvez a verdade seja assim; talvez os homens precisem ser vistos nas suas diferenças para serem tratados como iguais, ter direitos diferentes para terem acesso igualitário à cidadania e à justiça, pra verem o retorno das possibilidades.