Total de visualizações de página (desde out/2009)

quinta-feira, 23 de maio de 2013

A Dialética


Engels define a dialética como sendo “ a ciência das leis gerais do movimento, tanto do mundo externo quanto do pensamento humano”
A dialética passa por três fases: tese, antítese e a síntese. A realidade teria seu movimento explicado pelo antagonismo entre a tese e a antítese e suas contradições resolvidas pela síntese.  Para sua melhor compreensão é importante também ressaltar a relevância do TODO, que predomina sobre as partes constituintes. Ou seja, nenhum fenômeno poderia ser entendido isoladamente fora dos fatos que o rodeiam.
Hegel se contrapôs a lógica dialética tradicional. Ele diz que o ser  é a ideia exteriorizada,sendo manifestado nas obras que produz e se interiorizando para reconhecer a produção. Sua dialética caminha para uma novo entendimento de história.
Ao contrário da visão idealista de Hegel, Marx e Engels são materialistas. Ou seja, o dado primeiro para eles é o mundo material e as contradições surgem entre os homens reais, em condições históricas e sociais reais.
Em suma, para eles o mundo material é dialético e está em movimento. As mudanças na história ocorrem em função das contradições que aparecem a partir das oposições das classes no processo de produção social. 

Graziela da Silva Rosa - Direito Noturno

Materialismo dialético


            Para Friedrich Engels todos se encontram em constante conflito entre a afirmação(tese) e a negação(antítese), sendo um o contrapeso do outro. A antítese funciona como o elemento que questiona a tese, por exemplo, na sociedade pode-se questionar a forma de governo, as ações governamentais, a legitimidade de determinado poder, etc.
             Historicamente, pode-se observar que a antítese, composta por grupos sociais oprimidos pelo governo, tende a se fortalecer e, as vezes, tomar o poder, formando uma nova tese. Assim ocorreu o fim do Antigo Regime, por exemplo, a burguesia(antiga antítese) ao se fortalecer economicamente passou a querer participar do poder politico, até que derrubaram o poder despótico, implantando o governo burguês em seu lugar. Desta forma, a antítese sempre suprimiria a tese passado algum tempo, até que se implantasse um governo onde todos são iguais.
            Engels acreditava, portanto, que a próxima revolução derrubaria o governo burguês, que tem na classe operaria sua antítese. Isto seria ressaltado pelo fato que durante a revolução industrial houveram diversas lutas sociais reivindicando maior valorização do trabalho, como por exemplo, o movimento ludista e o movimento cartista.