Total de visualizações de página (desde out/2009)

terça-feira, 29 de abril de 2014

A atualidade do pensamento de Comte

                      O ´´Positivismo`` teve como seu principal pensador Augusto Comte, que buscava por meio de um estudo crítico da sociedade tentar provar que essa deveria buscar incansavelmente a ordem e o progresso científico tendo um Estado forte no comando de suas ações. A partir daí, Comte defendia, então, a necessidade da manutenção da estrutura dessa sociedade para que se alcançasse o tal progresso.
            Pensando nessa concepção de que uma nação não pode ter suas bases bruscamente alteradas para que não sejam afetados os objetivos mencionados, podemos, então,  remeter essa discussão ao caso dos tão famosos ´´rolezinhos`` ocorridos no início dessa anos em famosos shoppings paulistanos. Eram manifestações de caráter popular que visavam, dentre outras coisas, a evidenciar à sociedade que essa classe também é possuidora de direitos, bem como qualquer outra. Sendo assim, foram expedidas duas liminares judiciais diametralmente opostas com relação às manifestações.  A contrária ao movimento afirma que a livre manifestação do pensamento deve ser limitada, a fim de que não se invada a esfera privada dos nossos semelhantes. No entanto, deve-se ressaltar que tais movimentos não se formaram buscando essa invasão de liberdades, mas sim, exigi-la dignamente.
            Sob a ótica positivista, podemos interpretá-la, então, como uma reiteração dos ideais de Comte, à medida que, ao levar conta o censo comum, inclusive, mostra-se avessa àquela remodelação estrutural que tanto temem, principalmente, os detentores do poder, já que para que se ocorram mudanças, seriam necessárias que se começassem pelo topo da nossa pirâmide  de hierarquia de poderes. Quando as classes mais baixas começam a se fazer presentes, muitos são os que preveem uma revolução social e, dessa maneira, o seu ideal da manutenção da ordem vigente se desfacelando. Assim, vê-se a intenção, por meio da ordem judicial, de manter-se a sociedade tal como ela é, sem nada nela desestruturar.


Danielle Juvela- 1º ano Direito Noturno