Total de visualizações de página (desde out/2009)

sábado, 2 de setembro de 2017

Engrenando a vida moderna

Sobre a ruína da muralha feudal,
Construído novo motor da história,
Degrau por degrau o operário vê o final;
Longe da terra, agora a rotina diária.

Pelas chaminés a fumaça volatiza a energia,
Da inovação? Ou do homem, da mulher, da criança?
Fumaça que atinge em escala global uma Cia
E Exploração que coloca uma camada social na dança.

No fim do turno parece surgir um livro;
Um manifesto, não! Uma legislação.
O Direito vem para defender a sociedade:

Direito de demandar e de lutar.
Espera! Mas e o direito de pensar?

Ah! Esse...perdeu
-se
nas
engrenagens...

Obra "Operários"(AMARAL, Tarsila, 1933)

Betina Rodrigues Yagi - 1º ano Diurno

Comunismo versus Capitalismo: o motor das sociedades

     Comunismo e capitalismo, dois modos de viver e pensar antagônicos e que por dezenas de anos estão , ao que parece, fadados a um conflito direto permanente. Não que essa situação seja ruim, na verdade, o confronto constante entre comunismo versus capitalismo trouxe diversos avanços sociais e econômicos, dependo de intensidade de nação para nação. Mas quais avanços seriam esses frutos deste conflito?
    Diversos exemplos podem ser citados, como no auge da Guerra Fria, em que ambos EUA e a antiga União Soviética disputaram ferozmente a hegemonia ideológica e espacial, em razão disso, foi possível desenvolver e adquirir conhecimentos até nunca antes imaginados, como, por exemplo, o aprimoramento da computação e das comunicações e a utilização da ciência nuclear na medicina e na produção de energia, frutos da corrida espacial e armamentista, além de uma grande eferverscência cultural e politica , ocorrida principalmente nas nações ocidentais.
   É certo que em países predominantemente capitalistas, os avanços científicos, especialmente aqueles ligados a produção de bens e de lucros, são melhores e mais eficientes, o que gera uma enorme riqueza material e intelectual. Porém, tais avanços e riquezas não são compartilhados com todas as camadas sociais na mesma eficiência e abundancia, principalmente com as camadas consideradas mais pobres e baixas. Ao mesmo tempo, os países comunistas apresentam um compartilhamento maior das riquezas, embora estas sejam bem menores, além de que em diversos países ditos como comunistas ocorrerem perseguições politicas e de liberdades.
     O capitalismo proporciona a riqueza, e o comunismo a sua socialização, pelo menos no mundo das ideias; ideias que juntas ou em oposição direta geraram direitos, sendo o melhor exemplo, em que os ideais comunistas de socialização das riquezas e do capitalismo de produção entraram em choque e geraram o atual estado de bem estar social (Welfare State) europeu, que detém alguns dos mais altos índices de desenvolvimento humano do mundo.
   Assim, o atrito ideológico entre capitalismo e comunismo gerou um processo constante de  extinção e criação de politicas e direitos tanto sociais como econômicos, movimentando o desenvolvimento das sociedades humanas.    
      
                                                                           Augusto Fávero Merloti, Direito 1 ano - Noturno       

Deterioração do bosque


Marx foi herdeiro de um mundo que passa a ver o individualismo burguês, sua exploração econômica e alienação social, por isso em suas obras ressalta as representações falsas que o homem faz de si mesmo e como essas representações trazem ideias que exercem domínio sobre o homem.
Dentro dessas falsas representações, Marx destaca a metafísica na obra “Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico”, não há maneiras de analisar a sociedade como um todo fragmentando os objetos para obter clareza, “obcecado pelas árvores, não consegue ver o bosque” (p. 6 e 7).
Claramente o autor utiliza essa frase no sentido figurado, mas podemos fazer um paralelo com acontecimentos reais. O presidente brasileiro, Michel Temer, está buscando extinguir reserva na Amazônia para ampliar exploração mineral, “O Brasil precisa desapegar de certas coisas, como reservas ecológicas e indígenas”, disse um de seus ministros.
Temer, obcecado pelo retorno em capital que pode ter, não consegue ver quantos retornos negativos essa atitude pode trazer ao mundo. Mostrando assim o individualismo burguês fortemente presente em seu governo.
O governador brasileiro, com essas ações, se torna também um grande exemplo de falsa representação. Em 2015 o povo brasileiro, guiado pelo domínio que o senso comum traz, saiu às ruas para pedir o impeachment de Dilma achando que com isso o país iria melhorar. Todavia, agora 94% da população desaprova o atual governo (de acordo com o Jornal Brasil), mostrando o perigo da alienação social.


Vinícius Campos - 1° ano direito diurno
A inversão do Pensamento Hegemônico

     Para um dos filósofos mais influentes na carreira de Marx, Hegel, dialética é uma forma de pensar a realidade em constante mudança por meio de termos contrários que dão origem a um terceiro, que os concilia. No entanto, este pregava uma dialética meramente filosófica que, segundo aquele, não possuía capacidade de modificar o mundo material.
     Partindo do materialismo, ou seja, do mundo real, a dialética compõe-se de três termos: tese, antítese e síntese. A Tese é uma afirmação; a antítese, é uma afirmação contrária, e a síntese é o resultado do embate entre as duas primeiras. Marx escreveu sua célebre frase: "Os filósofos se limitaram a interpretar o mundo de várias formas; cabe transformá-lo”. Dessa forma, exporei uma teoria que venho elaborando, claro que informalmente, sobre os conflitos entre as ditas maiorias e minorias sociais.
     Analisando pela ideia marxista, sem realmente perceber que dela estava utilizando, percebi – por meio de inúmeras conversas com minha família, a qual afirmo conservadora – que o conflito entre a tese (forma de pensar dominante) e a antítese (forma de pensar reacionária) é algo inevitável socialmente.
     Tomemos um exemplo: o conflito entre aqueles que são contra o paternalismo estatal frente às minorias (tese) e os que são a favor (antítese), gerará uma nova forma de segregação, racismo, entre outros termos que o leitor deseje usar (síntese). Afirmo isso, pois acredito que com tamanha assistência estatal às minorias, a lógica de pensamento se reverterá, por exemplo, transformando em maioria racista não mais o branco contra o negro, mas sim o contrário, ou então em heterofóbico aqueles que sofreram com a homofobia. Estou ciente de que o caro leitor estranhará esta maneira de lidar com os embates calorosos da atualidade, no entanto, um sábio professor um dia me disse: “Quem imaginaria que a Burguesia ganharia força para desmantelar o Antigo Regime? ”. E digo mais, que senhor de engenho, no auge da escravidão, imaginaria que um dia os negros ousassem conquistar direitos e tornar-se parte componente da vida civil?
     Assim, termino minha reflexão afirmando que creio na inversão de formas do pensamento hegemônico – claro que com uma duração de séculos, talvez milênios – ao qual nos dominará, enquanto raça humana, tornando, o que hoje é tido por grande parte da população como algo inaceitável, em “normal” no futuro.


Gabriel Marcolongo Paulino – 1°Ano Direito/Noturno
Somos todos proletários
Desde pequenos
Ensinados aos moldes capitalistas de produção
Estude
Trabalhe
Enriqueça
Mas não questione
Desde pequenos ensinados a ser burgueses
Meus brinquedos
Minha casa
Meus amigos
Tudo meu, nada nosso
Quando na realidade somos proletários
Pague pelo conhecimento
Trabalhe para os outros
Enriqueça na custa de outros
ou com outros enriquecendo mais ainda na suas custas
Mas não questione
Não questione e também não aprenda
 o conhecimento pode te mostrar que é explorado q
que é um proletário
que sofre a mais valia
E isso o sistema não quer
O conhecimento geraria o fim
O fim de um sistema que te faz ser burguês
Quando é apenas
Mais um proletário

 Marina Domingues Bovo - 1º ano Direito Matutino

O consumo é o ópio do povo


Marx e Engels trouxeram à visão Socialista um viés científico e realista, mas isso em comparação ao que tinha sido desenvolvido antes ou em épocas próximas. Por mais que a dialética Marxista seja extremamente sólida e coerente em vários pontos, sendo adotada por diversos intelectuais, não é possível hoje se pensar em uma revolução do proletariado. O capitalismo e a cultura do consumo são tão intrínsecos à sociedade contemporânea que é nítido na grande massa uma busca de adaptação e não de questionamento ou levante.
Hoje o capitalismo está consolidado e é quase absoluto no mundo, dessa forma é crescente a criação de necessidades e a obsolescência, que levam ao consumo exacerbado. O povo, os proletários, que para Marx são quem deveriam fazer a revolução, estão inseridos tão fortemente na lógica do mercado que antes de pensar em uma revolta estão pensando em ser (ter) no capitalismo e usufruir de seus produtos, mesmo quando de maneira absurda e desmedida. Um exemplo foi o lançamento no meio do ano da coleção “Supreme x Louis Vuitton”, onde jovens chegavam de madrugada na fila para obter peças com preços absurdos, e as notícias mostram até mesmo o relato de um jovem que largou a escola e foi trabalhar para poder comprar esses produtos.
Por mais bem construídas que sejam, as ideias de socialismo, comunismo, revolução, entre outras, acabaram ficando restritas nas teorias de uma pequena elite intelectual. Muitas vezes não só ignoradas, como repudiadas pelo povo. Hoje o ópio do povo não é mais a religião e sim o próprio consumo.